quarta-feira, 26 de junho de 2013

Intertexto


Antes de tudo é importante falarmos em que termos se define a intertextualidade que pode ser bem definida como a relação entre dois textos, a sua releitura, nada mais sendo do que uma comparação entre trechos e fragmentos. É, nestes termos sucintos que podemos conceituar a intertextualidade que pode ser de vários tipos, a saber: temática, estrutural, explícita e implícita.



Há nesta figura uma estreita relação entre o extinto programa "Show do Milhão" apresentado pelo apresentador Sílvio Santos da rede televisiva SBT e uma outra caricatura representando o próprio comunicador com um milho, ou melhor, um "milhão" - o que remete um milho grande relacionando-se com o valor pago no programa, ou seja, um milhão de reais -. Nesse exenplo, é clara a intertextualidade temática já que consiste na abordagem de um mesmo assunto dentro da intertextualidade.


    ORAÇÃO DOS PROGRAMADORES:
    

   Sistema Operacional que estais na memória,
   Compilado seja o vosso programa,
   Venha à tela os vossos comandos,
   Seja executada a nossa rotina,
   Assim na memória, como na impressora.
   Acerto nosso de cada dia, rodai hoje
   Informai os nossos erros,
   Assim como nós informamos o que está corrigido,
   Não nos deixai entrar em
looping
,
   Mas livrai-nos do 
Dump
,
    Amém.


Neste tipo de texto há a presença da intertextualidade estilística como podemos observar entre a oração do pai-nosso e a oração dos programadores acima, que segue um estilo peculiar ao universo cibernético mas comparando-se com o modo escrito da oração cristã universal do pai-nosso, utilizando-se alguns termos parecidos.

Nesta figura há a intertextualidade implícita já que para que o leitor faça uma leitura da "Mônica Lisa" é preciso ter um pré-conhecimento acerca da figura da Monalisa pintada pelo pintor Leonardo da Vinci, uma de suas maiores obras já pintadas e conhecidas no mundo.


No quarto e último quadrinho observa-se a intertextualidade explícita no que tange a letra da música "levantar poeira" da cantora Ivete Sangalo e a tarefa doméstica realizada pelo indivíduo no quadrinho.